Pense Diferente!!

 Olá!!

Em 1997 a Apple Computers lançou uma campanha publicitária com o seguinte slogan: ” Pense Deferente”. Há quem diga que a ideia era contrapor o slogan “Pense” da concorrente Microsoft, mas a verdade é que Steve Jobs queria criar uma cultura na empresa e ao mesmo tempo conectar-se com as pessoas (seus potenciais consumidores) que da mesma forma acreditavam em não seguir um determinado modelo ou padrão, que íam deliberadamente contra o status quo.

Bem, o que isso tem a ver com aulas de piano? Calma, eu vou chegar lá, prometo.

Quando pensamos em aulas de piano imaginamos o professor dando aulas na sala de sua própria casa, ou numa escola, certo? Eu pelo menos, sempre considerei que essas seriam as únicas opções. A questão é que, infelizmente, nesse momento, para mim, nenhuma delas se aplica! As leis dos condomínios residenciais aqui no Rio impedem que eu dê aulas em casa e os altos custos dos aluguéis na zona sul (região onde moro) são proibitivos para quem, como eu, tem o sonho de ter uma sala comercial, ou uma pequena escola de música. Sendo assim, só me restou “pensar diferente”. Se os alunos não podem vir até mim, eu vou até eles. E é assim que eu trabalho, dando aulas em domicílio.

É claro que para que isso funcione preciso atuar em bairros próximos a minha residência, assim eu otimizo meu tempo e posso atender mais alunos por dia. Além disso, tive que tomar decisões importantes quanto ao deslocamento, para manter meu compromisso com a pontualidade, especialmente em horários de pico. A solução foi trabalhar de bicicleta. Sim! É sério! Eu pedalo até os alunos, pode acreditar.

Quando eu explico que eu sou uma professora de piano que atende em domicílio, a expectativa é:

image

Mais a realidade é bem diferente!! 🙂

image

Brincadeiras a parte, as vantagens são muitas. O Rio é umas das cidades do Brasil com mais trechos de ciclovias, a minha bicicleta é elétrica (isso me ajuda a chegar mais apresentável nas aulas, especialmente em épocas de muito calor) mesmo assim posso pedalar e fazer um pouco de exercício, e o melhor é que eu nunca me atraso e ainda ajudo a diminuir a pegada de carbono no planeta. EcoPianoTeacher!!

Bem, quando chove a coisa complica um pouco e tenho que partir para o plano B: caminhar, andar de ônibus, metrô ou pegar táxi. Mas já tenho um esquema montado para essas situações e até agora está dando certo!

Há muitos outros aspectos que eu poderia abordar sobre essa maneira diferente de administrar meu business como professora particular de piano em domicílio, como o valor a ser cobrado por esse serviço, a receptividade dos alunos e pais a essa modalidade…mas esse post já está gigantesco. Aliás, se você leu até aqui já tem meu muito obrigada!!!

Até a próxima!

Mirka.

Anúncios

4 opiniões sobre “Pense Diferente!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s