A Propaganda é a Alma do Negócio!

Olá!!!

Num post antigo comentei sobre a importância de se levar a sério a profissão de professor particular de música e compartilhei o portifólio que elaborei para enviar por e-mail  aos pais e alunos em perspectiva. Agora gostaria de abordar sobre continuar nessa mesma linha “pro” (de profissional) na hora de anunciar as aulas!

Geralmente meus novos alunos vêm por indicação de outros alunos, de escolas, de outros professores ou através do meu site, mas nessa postagem gostaria de enfocar uma outra estratégia mais proativa de propaganda.

O Momento Certo

Quando se trabalha com aulas de piano em sistema de curso livre, há um fluxo de alunos durante todo o ano, mas esse período de final de recesso escolar é propício para uma captação maior. Além disso, esse  é geralmente um momento em que já se sabe quais alunos vão continuar no próximo semestre e quantas vagas você poderá oferecer a novos candidatos. Então a ideia de começar a anunciar  seu serviço, oferecer aulas demonstrativas e conquistar novos alunos é agora!! (Corre, menino!!!)

O Lugar Certo

A sugestão que deixo aqui é um meio ideal para atingir um grande número de pessoas selecionadas com o perfil de comprar o seu serviço e a baixíssimo custo, que são AS MÍDIAS SOCIAIS! Eu, minhas colegas Nariá Assis e Raisa Richter e meu marido Vinicius Kirchhof, que é professor de canto, unimos forças para fazermos nossa propaganda anunciando primeiramente no Facebook.

Buscar o Trabalho de um Profissional

Durante muito tempo, para reduzir custos, nós mesmos fazíamos o trabalho gráfico, mas convenhamos, por mais que nos esforçássemos, o resultado não tem o mesmo efeito do que o trabalho de um profissional na área. E nesse ponto vale a pena todo o investimento! Se o aluno ou o pai pegar um cartaz ou folheto e esse material for a primeira impressão dele sobre nós, se tiver cara de trabalho amador, há uma grande chance de pensar que os professores também ensinem da mesma forma. Então, contratamos os serviços da maravilhosa designer e fotógrafa Kyoko Obata, que transformou nossa ideia em um projeto super sofisticado, com um ótimo apelo visual e que comunica o que fazemos de forma simples e direta.

Focar no Nicho

Apresentamos o conteúdo escrito em dois idiomas, porque nosso nicho consiste em quase 50% de alunos estrangeiros que querem fazer aulas de música em inglês, um dos nossos diferenciais. A disposição dos elementos ficou bem equilibrada e o resultado é muito profissional, o que vai de encontro às expectativas do nosso tipo de público, que costuma ser bem exigente!

Abaixo segue um dos modelos de “cartaz virtual” que usamos para anunciar no Facebook:

image1,2,3 Testando
Após publicarmos no Facebook tivemos muita aceitação em forma de curtidas, comentários e principalmente, compartilhamentos ( o que multiplica ainda mais o alcance entre potenciais alunos). Agora é continuar recebendo feedbacks e avaliar os resultados para futuras inserções!

Mirka 🙂

Anúncios

2 opiniões sobre “A Propaganda é a Alma do Negócio!

  1. MUITO BOM MIrka! Chamar a atenção para o profissionalismo do professor de piano é o primeiro passo para a difusão do estudo de piano na sociedade. Parabéns pelo e seu trabalho e de seus colegas. Pode ter certeza que você está fazendo muita diferença na área de pedagogia do piano no Brasil! Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s