Olá queridos colegas!🎼
Espero que todos tenham aproveitado bem o feriado de Páscoa!
Bem, nesse começo de semestre gostaria de cutucar os meus colegas professores particulares de piano e também de outros instrumentos com as seguintes perguntas:
Alguma vez sentiram que a parte administrativa das aulas está meio confusa? Já tiveram problemas com relação a reposições de aula ou pagamento, por exemplo?
Quando o professor de música trabalha em uma escola ele está (teoricamente) respaldado pelas regras dessa escola e geralmente não precisa se preocupar com a parte gerencial, podendo concentrar-se somente em ensinar. Mas quando é profissional autônomo e empreende sozinho, tem que tocar o seu negócio e fazê-lo funcionar como uma pequena empresa do tipo “Profe de Música S.A.”
Eu sei, essa parte é chata, glamour zero, mas é necessária, eu diria na verdade que é essencial para que tudo flua bem nas aulas e você possa ficar tranquilo com a parte divertida, que é ensinar.
Na minha experiência como professora de piano ao longo de alguns anos, tenho observado que o segredo para se ter tudo sob controle é a clareza na comunicação. Quando alunos e pais são devidamente informados logo de início sobre como a parte administrativa das aulas funciona, muita dor de cabeça será evitada no futuro.
Então, minha sugestão aos colegas é fazer um REGULAMENTO, um pequeno documento com regras claras e objetivas que deve ser entregue no início do ano. Não precisa chegar ao ponto de lavrar tudo em cartório, mas uma simples assinatura no final para mostrar que o aluno e/ou os pais estão cientes já me parece satisfatório.
Alguns tópicos desse documento poderiam incluir informações sobre o pagamento, como administrar faltas e reposições bem como questões sobre a organização do ambiente para a aula. Por exemplo:
# O valor da mensalidade das aulas para o corrente ano;
# A época do ano que ocorre reajuste desse valor;
# Se as aulas são cobradas no início ou no final de cada mês;
# Opções de pagamento (cheque, dinheiro ou depósito);
# Se o professor faz reposições e quais as condições para que elas aconteçam;
# Lista de materiais e sugestões de ações para um melhor rendimento nas aulas;
#Período de férias, etc.
A ideia é expor aquilo que precisa ficar acordado entre as partes (professor, aluno e pais) e ao longo do tempo ir fazendo revisões para acrescentar ou modificar itens de acordo com a necessidade. É algo dinâmico mesmo.
Abaixo segue um PDF com um regulamento antigo (de 2015) que eu e minhas colegas Raisa Richter e Nariá Assis elaboramos para entregar aos alunos. Assim vocês podem dar uma olhada e ter uma ideia sobre como fazer o seu. Mas se você já usa um, por favor, compartilhe aqui conosco também!😀
Bom ensino de Piano todos,
Mirka.
Olá Mirka, sou professora particular de piano. Dou aula na minha casa a 35 anos, e desde o ano passado decidi oficializar e abri uma MEI e comecei a dar aula também na casa de alguns alunos numa cidade próxima a minha, eu moro no interior de SP.
Sim sempre existe o problema na questão pagamentos e o regulamento ajudou, não solucionou de vez mas pelo menos não tem mais a desculpa que não sabia ou não lembrava.
Fico feliz que não sou a única com essas tipo de problema, e que fez regulamento sendo professor particular.
Bom ensino para você também!
Abraços
CurtirCurtir
Querida Glauci! Por favor esculpe a minha demora em responder sua mensagem!
Muito, muito obrigada por seu comentário! Adorei saber a forma como você trabalha e sua experiência de como solucionou algumas questões operacionais para suas aulas!
Obrigada pela visita e por sua rica contribuição com esse comentário! Por favor, visite sempre que puder! Bom ensino de piano!
CurtirCurtir