Regulando 2016

Olá queridos colegas!🎼

image

Espero que todos tenham aproveitado bem o feriado de Páscoa!

Bem, nesse começo de semestre gostaria de cutucar os meus colegas professores particulares de piano e também de outros instrumentos com as seguintes perguntas:

Alguma vez sentiram que a parte administrativa das aulas está meio confusa? Já tiveram problemas com relação a reposições de aula ou pagamento, por exemplo?

Quando o professor de música trabalha em uma escola ele está (teoricamente) respaldado pelas regras dessa escola e geralmente não precisa se preocupar com a parte gerencial, podendo concentrar-se somente em ensinar. Mas quando é profissional autônomo e empreende sozinho, tem que tocar o seu negócio e fazê-lo funcionar como uma pequena empresa do tipo “Profe de Música S.A.”

Eu sei, essa parte é chata, glamour zero, mas é necessária, eu diria na verdade que é essencial para que tudo flua bem nas aulas e você possa ficar tranquilo com a parte divertida, que é ensinar.

Na minha experiência como professora de piano ao longo de alguns anos, tenho observado que o segredo para se ter tudo sob controle é a clareza na comunicação. Quando alunos e pais são devidamente informados logo de início sobre como a parte administrativa das aulas funciona, muita dor de cabeça será evitada no futuro.

Então, minha sugestão aos colegas é fazer um REGULAMENTO, um pequeno documento com regras claras e objetivas que deve ser entregue no início do ano. Não precisa chegar ao ponto de lavrar tudo em cartório, mas uma simples assinatura no final para mostrar que o aluno e/ou os pais estão cientes já me parece satisfatório.

Alguns tópicos desse documento poderiam incluir informações sobre o pagamento, como administrar faltas e reposições bem como questões sobre a organização do ambiente para a aula. Por exemplo:

# O valor da mensalidade das aulas para o corrente ano;
# A época do ano que ocorre reajuste desse valor;
# Se as aulas são cobradas no início ou no final de cada mês;
# Opções de pagamento (cheque, dinheiro ou depósito);
# Se o professor faz reposições e quais as condições para que elas aconteçam;
# Lista de materiais e sugestões de ações para um melhor rendimento nas aulas;
#Período de férias, etc.

A ideia é expor aquilo que precisa ficar acordado entre as partes (professor, aluno e pais) e ao longo do tempo ir fazendo revisões para acrescentar ou modificar itens de acordo com a necessidade. É algo dinâmico mesmo.

Abaixo segue um PDF com um regulamento antigo (de 2015) que eu e minhas colegas Raisa Richter e Nariá Assis elaboramos para entregar aos alunos. Assim vocês podem dar uma olhada e ter uma ideia sobre como fazer o seu. Mas se você já usa um, por favor, compartilhe aqui conosco também!😀

Regulamento2015pdf

Bom ensino de Piano todos,

Mirka.

Anúncios

2 opiniões sobre “Regulando 2016

  1. Olá Mirka, sou professora particular de piano. Dou aula na minha casa a 35 anos, e desde o ano passado decidi oficializar e abri uma MEI e comecei a dar aula também na casa de alguns alunos numa cidade próxima a minha, eu moro no interior de SP.
    Sim sempre existe o problema na questão pagamentos e o regulamento ajudou, não solucionou de vez mas pelo menos não tem mais a desculpa que não sabia ou não lembrava.
    Fico feliz que não sou a única com essas tipo de problema, e que fez regulamento sendo professor particular.
    Bom ensino para você também!
    Abraços

    Curtir

    • Querida Glauci! Por favor esculpe a minha demora em responder sua mensagem!
      Muito, muito obrigada por seu comentário! Adorei saber a forma como você trabalha e sua experiência de como solucionou algumas questões operacionais para suas aulas!
      Obrigada pela visita e por sua rica contribuição com esse comentário! Por favor, visite sempre que puder! Bom ensino de piano!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s