Revelação Bombástica: Eu tenho 50 alunos!!

 

image

Revelação BOMBÁSTICA: Eu tenho 50 alunos!!

Bem, na verdade eu tenho 54, mas arredondei um pouquinho para ver se chocava menos! E agora que você já se levantou do chão depois que caiu da cadeira, sente-se com calma e tome um copinho d’água que eu vou explicar tudo.

Vamos fazer um esquema de “Perguntas Frequentes” desta vez, ok?

Como isso aconteceu? Bem, não foi de uma hora para a outra, isso posso garantir. Foram longos anos de trabalho desde que cheguei aqui no Rio de Janeiro, expandindo minha rede de contatos,  me esforçando para ser a melhor profissional que eu pudesse e usando algumas estratégias para incentivar a indicação de novos alunos. (segredinho da Mirka revelado no próximo parágrafo em 3,2,1…)

Que estratégia?  Uma das estratégias mais eficazes que usei no início do meu business foi dar descontos cumulativos de 10% durante 6 meses para cada aluno novo indicado por outro que já estivesse fazendo aula. Vou dar um exemplo de como isso aconteceu, uma mãe tinha três filhos estudando comigo, eu sabia que era pesado financeiramente, mas a educação musical e o aprendizado de um instrumento eram prioridade para aquela família, então ela realmente investia com gosto. Ainda assim o descontinho foi muito bem recebido e ela acabou indicando mais 7 alunos (verdade seja dita que ela dificilmente teria feito se não me considerasse uma boa professora). Bem, no final ela ficou feliz com o enorme desconto na mensalidade e eu mais feliz ainda com novos alunos! Se você pensa no “agora” vai dizer que seria uma insanidade dar 70% de desconto por 6 meses, mas alguns dos 7 alunos que ela me indicou estudam comigo até hoje e eles me indicaram mais outras dezenas de alunos, que me indicaram outras dezenas. Então se pensarmos a longo prazo, não valeu a pena?

E depois? Bem, depois chegou a hora em que não precisei mais dar o desconto porque já tinha uma agenda cheia. Na época eu confesso que fiquei insegura pensando que os pais não me indicariam mais, mas resolvi correr o risco mesmo assim. O que aconteceu foi que eles continuaram me recomendando com a mesma frequência e intensidade não mais pelo desconto, mas porque acreditavam no meu trabalho. E agora senhores e senhoras, essa reputação que você contrói, junto com o respeito e a confiança que as pessoas têm em você como profissional, talvez sejam os fatores mais importantes de se desenvolver numa carreira de professor de música autônomo. Aos que se interessarem pelo assunto, recomendo fortemente a leitura do livro “Personal Branding – Construindo sua marca pessoal” de Arthur Bender.

image

(O querido colega Eduardo Fontes compartilhou comigo a informação de que a própria Editora disponibiliza de forma gratuita as primeiras páginas do livro. Para dar uma olhadinha, clique aqui)

Mas afinal, por que?  Bem, eu optei por ter muitos alunos por diversas razões, mas vou citar as duas principais:

  1. Porque eu AMO ensinar  e gostaria de ter um negócio bem sucedido vivendo de música na iniciativa privada (com todo o respeito e admiração aos colegas que escolheram a carreira acadêmica, mas depois do meu mestrado eu vi que essa vida definitivamente não funcionaria para mim);
  2. Porque escolhi deliberadamente trabalhar como professora de piano em tempo integral. Não é bico, é minha profissão mesmo e encaro como tal, então meu foco está aí e essa é minha fonte primária de renda.

Quais são as vantagens de se ter tantos alunos? Na verdade são muitas. Vou citar algumas dadas pelo professor de piano Australiano Philip Johnston no seu livro “Promoting your teaching studio” e incluir outras da minha própria lista!

image

  1. Você obviamente tem uma renda maior porque tem mais alunos;
  2. Ganhando mais você pode usar uma porcentagem maior do seu rendimento para reinvestir no seu estúdio e em você mesmo com cursos e todo o tipo de aprimoramento profissional;
  3. Você pode selecionar melhor seus alunos através de uma entrevista ou aula teste, já que, como trabalha com sua capacidade total de horários preenchidos terá lista de espera para vagas;
  4. Pode cobrar um valor um pouco acima do mercado;
  5. Mesmo que aumente um pouco o valor da mensalidade anualmente, terá um ganho substancial no valor total pela quantidade de alunos pagantes;
  6. Seus alunos compreenderão bem a cláusula do seu regulamento onde diz que você NÃO REPÕE aulas, simplesmente porque você não tem horários disponíveis. Como consequência disso eles se esforçarão muito mais para não faltar;
  7. Seu estúdio poderá promover recitais épicos e eventos diversos com maior frequência de participantes e de público.

Mas deve ser muito cansativo, como você consegue? Bem, agendar uma média de 10 a 11 alunos por dia, 5 dias por semana (de segunda à sexta) pode parecer bonito no papel, mas a prática vai mostrar se você realmente quer isso mesmo e se tem gás para aguentar esse tranco! É preciso muita energia, motivação, foco, organização, logística e vocação. Para trabalhar intensamente dessa forma você realmente tem que gostar muito do que faz e eu gosto de verdade!! Então para mim deu certo!

Obs.: Nesse ponto é importante esclarecer que eu trabalho com três modalidades de tempo de aula de acordo com a faixa etária do aluno: 30 minutos, 45 minutos e 1 hora, então não são 10 ou 11 horas/relógio de aula por dia, mas umas 8h ou 9h. O que pesa contra (no meu caso) é que eu trabalho indo até a casa do aluno, então tenho o tempo de deslocamento para incluir nessa equação. Bem, mas outras dicas de como organizar as aulas eu conto amanhã, ok? Até porque hoje foram muitas informações e você vai precisar de tempo para ler e absorver tudo! (eu acho)

Obrigada por sua visita e sua leitura! Fico feliz que o que tenho para compartilhar pode também ser útil a outros colegas! Por favor, sinta-se a vontade para deixar comentários e perguntas (ou para se mostrar indignado mesmo) abaixo do post!

Até amanhã e bom ensino de piano/música a todos!

Mirka 🎹😃

 

Anúncios

2 opiniões sobre “Revelação Bombástica: Eu tenho 50 alunos!!

    • Olá, Marcia! Fico feliz em saber que as dicas foram proveitosas para você!
      Respondendo sua pergunta: Não, os valores são diferentes de acordo com o tempo de aula.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s