Um KIT BÁSICO para as aulas de piano!

(Desculpem, tive que modificar a data desse post de 22/9 para 23/9 porque gravei um vídeo para esse tópico (que não deu certo) e por isso levei mais tempo reescrevendo o post!)

Queridos colegas professores!

 

Vocês sabem aquelas coisinhas que usamos praticamente todos os dias com os alunos e que se a gente se esquece de levar para as aulas fazem uma falta danada? Ou se não estão à mão temos que ficar toda a hora levantando para pegar? Pois é, que tal reunir esse material e colocar em um local acessível na sala do piano? Então essa é minha sugestão: colocar numa cestinha um kit básico para ser usado nas aulas!

image

Nesse kit eu selecionei os materiais que preciso com maior frequência e que são de uso geral! Lembrando que além disso ainda tenho as pastas por dia da semana com materiais específicos a serem utilizados com cada aluno (compartilhei isso em outro post aqui no blog, para ver clique AQUI).

image

 

 Bem! Os 10 itens mais usados e que eu incluí na minha cestinha são:

 

image

Esse item NÃO PODE FALTAR! Eu uso MUITO o IPad nas aulas! É um recurso maravilhoso, versátil e muito eficiente em vários sentidos. Bem, não foi barato comprar um desses, mas posso garantir que valeu todo o investimento! Se você tem um tablet em casa sabe do que estou falando! Ele pode ser usado para ver um vídeo da música que o aluno está tocando no YouTube, usar o metrônomo virtual, fazer jogos e atividades, usar playback, etc! Além de caber perfeitamente na estante de partitura do piano. Associado a esse recurso eu uso uma caixinha de som, o que é muito útil para que se escutem gravações ou playbacks com maior conforto.

( Obs.: em posts futuros vou compartilhar diversos aplicativos para as aulas de piano com versão IOS ou ANDROID! Aguardem!)

image

Eu sempre divido meu tempo de aula em uma rotina de três partes: técnica, repertório e atividades (que incluem improvisação, composição e jogos para fixar conceitos de teoria). Então esses amiguinhos aí em cima vieram de sugestões de outros professores,  livros e blogs. Esses materiais me ajudam na primeira parte da aula com alunos  de 4 até 9 ou 10 anos para uma boa “forma de mão”, a não “quebrar as falanges”, e ter punho, cotovelo e ombros relaxados e disponíveis! (Não tenho como abordar o uso desses materiais aqui, mas num post futuro quem sabe possamos falar sobre eles e suas fontes)

Ah, e detalhe, os prendedores coloridos da foto têm função dupla, uma vez que podem também ajudar a prender aquelas páginas do livro e da pasta que insistem em fechar bem na hora que o aluno está tocando 😉

image

Quando vou ensinar uma música nova aos alunos sempre faço um trabalho de preparação que antecede a leitura propriamente dita no piano. Algumas dessas atividades são de leitura rítmica e melódica de padrões presentes na música. Por isso uso muito as baquetas com instrumentos de percussão como um tambor pequeno ou numa mesa mesmo (com o lado coberto com feltro ou lã) para explorar as células rítmicas da música. O microfone de brinquedo eu uso para o solfejo! (Para aprender a fazer o microfone de brinquedo clique AQUI)

image

Já falei sobre esse quadrinho magnético em um post anterior! Ele é leve de carregar e cabe direitinho na estante de partitura do piano! Não me canso de usá-lo nas aulas, seja para desenhar algum símbolo ou elemento musical novo, chamar atenção para a forma da música, fazer um ditado musical, ou mesmo para leitura em alturas relativas sem a pauta, como mostrei nesse vídeo AQUI. Sei que alguns de vocês devem ter um quadrinho como esse, só que com a pauta, o que é ainda melhor!!

image

Como uso muitos jogos com os alunos é importante ter em mãos um dado e marcadores coloridos, que podem ser pedrinhas, bichinhos, etc. E ímãs redondinhos são muito úteis para serem usados junto com o quadrinho magnético representando as notas!

image

Gosto muito de usar adesivos e também carimbos, tanto para parabenizar os alunos quando tocam bem quanto para chamar atenção de uma determinada parte da música que precisam estudar mais. Em um post anterior compartilhei sobre o uso dos carimbos. Para ver clique AQUI.

image

As canetas coloridas não podem faltar no meu kit, já que uso muito para preencher a agendinha de tarefas ou para marcar na partitura aqueles pontos que o aluno precisa prestar mais atenção para corrigir durante seu estudo em casa. (Para ver meu post sobre o uso de cores na agenda e nas partituras, clique AQUI). Além das canetas obviamente sempre tenho outros materiais essenciais como fita adesiva (para colar aquelas partituras soltas!!!!), lápis, tesoura, cola, clips, caneta para o quadro magnético e até uma canetinha com ponta de borracha para desenhar no iPad!

image

Esses bloquinhos autoadesivos são uma gracinha e eu uso muito para marcar a página que o aluno precisa estudar no livro, para sinalizar na própria partitura o que ele precisa corrigir (o legal é que depois é possível remover sem problemas), especialmente para aqueles que usam as partituras dentro de pastas com folhas plásticas, assim não é preciso retirá-las do plástico toda a vez que for fazer a anotação! É só colar o post it com a anotação que o aluno precisa lembrar na hora de estudar  e pronto! Também tenho uns em tamanhos maiores e com linhas para anotar a tarefa, quando os alunos esquecem a agenda em casa!

image

Bem, esse item é essencial mesmo! É muito importante ter folhas pautadas nas aulas para atividades, exercícios, ditados, composições… Daí vocês podem me perguntar: Ué, por que você usa folhas pautadas? Você não tem um caderno de música? Bem, é que eu sou a INIMIGA NÚMERO 1 desses cadernos vendidos hoje no mercado! Já viram o tamanho daquelas pautinhas? Como um aluno iniciante, especialmente uma criança vai conseguir escrever naqueles espaços menores que um filhote de formiga? Então, NÃO USO! Caderno pautado de livraria NÃO entra na minha listinha! Ao invés disso eu uso folhas pautadas avulsas em tamanhos diversos que imprimo no site da Susan Paradis! Se vocês gostaram da ideia e quiserem imprimir também, por favor, não se esqueçam de fazer uma doação a ela pelo uso do material.

Junto com as folhas pautadas sempre tenho papel sulfite A4 brano ou colorido, para diversos usos: para o origami de piano, para colar os adesivos circulares da Pimaco, para fazer um desenho sobre a música ou o compositor, etc.

image

E por último, uma prancheta! Pois é, parece meio estranho incluir esse item na minha lista, mas acreditem, pode ser muito útil para apoiar aquela partitura molenga que fica caindo da estante, ou para servir de mesinha improvisada em uma atividade ou para o aluno usar como apoio para as folhas pautadas quando for escrever suas composições ou um exercício! Quando vou na casa dos alunos nem sempre temos uma mesinha próxima ao piano para as atividades, então a prancheta é realmente uma mão na roda nessas situações!

Bem, teria outro item indispensável, mas que não coloquei na lista porque pode ser meio controverso, que é um relógio de mesa para não perder a hora da aula e não atrasar o próximo aluno. Em casa eu já tenho um relógio de parede que cumpre essa função e na casa dos alunos eu uso o celular para ver a hora. O segredo é colocá-lo num lugar estratégico onde somente o professor tenha acesso e que não seja um ponto de distração para o aluno ou que aumente sua ansiedade sobre o final da aula😉

Relógio

Bem, essa foi a minha listinha de materiais gerais para as aulas! Adoraria ouvir de vocês: Quais são os itens que não podem faltar na SUA aula e piano? Comentem abaixo!!

Um ótimo ensino de música a todos!!

Mirka.

Anúncios

2 opiniões sobre “Um KIT BÁSICO para as aulas de piano!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s