A União Faz a Força!

Pois é…quando eu levanto a bandeira de professora particular de piano as pessoas pensam que eu saio solitária aí pelo mundo ensinando outros a tocarem esse instrumento!

image

Na verdade não é bem assim! Eu acredito muito na união com outros profissionais da área tanto para aperfeiçoar quanto para simplificar e otimizar nosso trabalho! Pois é, eu sou sim autônoma, mas tenho um grupo querido de colegas com os quais me junto para realizar diversas atividades durante o ano!

image

Quais são as vantagens?

Troca de ideias e materiais: sou super a favor do professor estar sempre atento para inovar sua maneira de ensinar. Conversar com outros colegas faz a gente ampliar nossa visão através de experiências, livros, métodos, materiais e recursos! Num post antigo compartilho sobre os encontros que promovemos para esse “troca troca” de ideias! E como a gente aprende com isso!

Captação de alunos: parece uma contradição eu colocar isso como vantagem, afinal, como outros professores que podem ser vistos como “concorrentes” podem me ajudar a ter alunos? Acreditem,  isso funciona de verdade! Eu e meus colegas estamos constantemente indicando alunos uns para os outros, especialmente quando recebemos alguém que não se encaixa dentro da nossa agenda de horários ou bairro de atuação!

Realização de eventos: dividir com outros colegas a árdua tarefa de realizar eventos anuais para os alunos é um alívio sem fim! Organizar um recital, por exemplo, demanda tanto trabalho e energia do professor, então quando podemos contar com a ajuda de outro profissional para essa tarefa é realmente algo maravilhoso! Sem falar que os recitais solo, recitais de duetos, cursos, workshops, masterclasses, visitas a teatros para assistir concertos e festas contam com um número muito maior de participantes, já que temos alunos de vários professores envolvidos! Fica muito mais animado  e podemos fazer diversos eventos focados nas faixas etárias e interesses!

Divulgação: dividir custos de divulgação das aulas também é uma das vantagens de se trabalhar associado a outros profissionais. A manutenção de um site, o trabalho de gráfica, impressão de cartões, panfletos, os custos com eventos, tudo isso fica mais leve no bolso quando rateado com outros colegas!

Uma coisa importante!image

Trabalhe com pessoas com os quais você tenha afinidade, que sejam profissionais bem qualificados, dedicados, que sejam sérios e comprometidos com o ensino! Gente “do bem” mesmo! Durante meu curso de Pós em Pedagogia do Piano, fiquei um ano inteiro observando meus colegas para então convidar uma delas, Nariá Assis, que eu achei ser a pessoa perfeita com quem gostaria de trabalhar! Depois dela as outras professoras vieram por indicação minha ou dela e foram selecionadas porque tinham, entre outras qualidades, todas as citadas anteriormente! Escolher as pessoas com as quais vamos trabalhar é muito importante, especialmente no início do processo, já que elas vão ajudar a formar a cultura do grupo . Além disso é essencial que sejam pessoas sim diferentes e que se complementem, mas que tenham muitos objetivos em comum!

No momento temos outras pessoas (excelentes profissionais) com quem no futuro gostaríamos de convidar para compor nosso quadro. Agora é uma questão de vermos o quanto poderemos crescer em número de alunos para que isso aconteça! Tudo no seu momento certo!

Que grupo é esse?

O Pianópera!

image

O grupo do qual faço parte chama-se Pianópera – Aulas de Piano e Canto!  Somos 5 professores, 4  de piano e 1  de canto! O trabalho começou somente comigo e meu marido, Vinicius Kirchhof que é cantor, depois vieram as colegas de piano (em ordem) Nariá Assis, Raisa Richter e Viviane Gonzalez. Fazemos reuniões de tempos em tempos para decidirmos juntos sobre estratégias de divulgação, calendário anual de eventos e temos um grupo no whatsapp para conversarmos sobre detalhes de aulas, recitais e recomendações de alunos! Embora não tenhamos uma sede física e cada um de nós atenda a sua rede particular de alunos, esse  trabalho em conjunto é uma ótima sinergia e funciona muito bem para todos nós!

image

Convido todos a visitarem nosso site e se tiverem um trabalho parecido com o nosso, por favor, compartilhem nos comentários. Ou se ainda não pensaram sobre isso, considerem a possibilidade de associarem-se a outros colegas e vejam se isso não será mais vantajoso para vocês e para eles também!

https://pianopera.wordpress.com

Então é isso! A união faz a força, pessoal!!

Um ótimo ensino de música a todos!!

Mirka.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s