O Pós Recital

 

Sim, existe vida após o recital de final de ano!

image

O recital acabou!!!!! E embora você fique feliz e aliviado de tudo ter terminado bem e em termos de cansaço e exaustão  numa escala de 0 a 10 o seu nível seja 11, existem sim mais algumas coisinhas a serem feitas. Então, eu sugiro que você se recomponha um pouquinho, tire forças (sei  lá de onde) e vamos fazer nosso “pós venda”, ou melhor, nosso “pós recital”.

  1. Avaliação!image

Numa conversa informal entre os professores do grupo Pianópera, geralmente logo após o recital, aproveitamos para falar do que deu certo e o que poderia melhorar para o próximo. Essa conversinha é MUITO importante para que possam ser pensados ajustes para a próxima vez. A gente SEMPRE pode melhorar, certo? É dessa forma que corrigimos pequenos erros de execução e nos comprometemos com um padrão de maior qualidade nos eventos.

  1. Um MUITO OBRIGADA!!image

Minha próxima recomendação é enviar uma mensagem de Whatsapp para pais e alunos no mesmo dia ou no dia seguinte ao recital com uma mensagem bem simpática de agradecimento! Geralmente envio uma foto de grupo dos alunos e expresso minha felicidade pelo apoio dos pais e pelo esforço dos alunos. Isso não só mostra a eles que você está contente com o evento, mas também seu carinho e gratidão pelo trabalho em conjunto para que tudo funcionasse bem. Eu sei que parece óbvio, mas não podemos nos esquecer que expressar gratidão é algo muito importante nas relações humanas, é básico, é elegante, traz satisfação e faz muito bem!

  1. Um Feedback “light” image

Na aula seguinte eu sempre cumprimento mais uma vez o aluno pelo sucesso do recital, ressalto os pontos positivos e mostro o vídeo dele tocando para assistirmos juntos. Nesse momento seleciono  alguns (poucos) pontos que poderiam ser melhorados para a próxima vez. Esse é o momento para celebrar o que funcionou bem e ajudar o aluno a ver o que ele pode fazer para se preparar ainda melhor e sentir-se mais confiante numa  oportunidade futura em que estiver no palco.

Obs.: geralmente não contratamos ninguém para a filmagem, mas deixo minha câmera parada filmando o recital num ângulo que pegue as mãos dos alunos. Não é nada profissional, mas serve bem como material de estudo em aula. De qualquer forma os pais também costumam filmar seus filhos durante a apresentação para compartilharem com amigos e familiares nas redes sociais.
  1. As fotos image

Nos nossos recitais sempre contratamos um fotógrafo profissional para tirar fotos dos alunos. É uma forma de guardar uma linda lembrança de sua participação, e também serve como um ótimo material de portfólio para os professores, uma amostra de seu trabalho. Vamos combinar que na hora a gente se preocupa com tantas coisas e não tem a menor condição de ainda pensar em tirar fotos durante o evento. Sem falar que por mais habilidosos que sejamos com a câmera, um fotógrafo de verdade sempre vai fazer um trabalho de melhor qualidade.  O pagamento desse profissional é rateado entre os participantes e incluído no valor de contribuição para os custos do recital. Cada aluno pagando um pouquinho não fica pesado para ninguém e no final todos ficam felizes com as lindas fotos! O que fazemos é, assim que a edição é finalizada o fotógrafo as salva no dropbox e enviamos o link para os pais e alunos.

Abaixo uma amostra de algumas fotos que o nosso super fotógrafo David Fuller tirou esse ano. As que escolhi aqui para o blog são apenas aquelas que não expõem muito os alunos. Assim evitamos problemas com direitos de imagem 😉

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Bem, esse era o último post sobre os recitais! Espero que essa série de artigos que eu compartilhei seja útil e possa ser aproveitada para ajudá-los a terem apresentações de final de ano inesquecíveis e menos estressantes! E lembrem-se, a preparação começa agora! Bora lá marcar as datas dos eventos pra já!

Um ótimo recital de final de ano a todos (desde agora, em Janeiro!!!!)

Mirka.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s