The Studio!!

image

Olá!! Após um intervalinho de alguns dias estou voltando com as postagens. Vou trocar um pouquinho a ordem e hoje falar sobre a parte de infraestrutura e logo mais voltamos com os folders, ok?

Da Série PROfessores PROfissionais hoje vamos falar sobre o…

STUDIO ou Estúdio

Então! O trabalho de professor particular de música precisa de dois elementos de infraestrutura essenciais para acontecer: um instrumento em boas condições de uso e um local! Nem sempre é possível começarmos tendo um local bacana para dar aulas. Eu mesma sempre trabalhei indo em domicílio e apenas recentemente estou atendendo alunos na minha casa para me adequar a nova realidade de mãe de um bebê de 5 meses! Mas ter um cantinho, seja na sala de estar, seja num pequeno home office ou num  outro cômodo destinado especificamente para as aulas, já é o suficiente! O mais importante é transformar esse espaço num local tranquilo, longe dos distúrbios da casa, que seja limpo, bem organizado e convidativo para os alunos. Um piano bem afinado e regulado, um banco ajustável, uma mesinha para atividades, prateleiras para guardar livros e materiais, quadrinhos bacanas e um sofazinho poderiam compor o kit básico para se começar!

imageA querida Ana Paula S. Thiago de Florianópolis atende alunos na sua casa usando basicamente esses elementos que acabei de citar! E precisa de mais? Bem, ela ainda usa todos os seus dotes manuais para incrementar o espaço com pequenos detalhes e trazer mais aconchego em itens super úteis como um banquinho para apoiar os pés dos pequenos e uma toalhinha fofa para jogos com uma pauta bordada. Ela aceitou compartilhar conosco o passo a passo desse trabalho tão caprichoso. Vejam as fotos no slide abaixo:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma lindeza, não é? Se eu fosse aluna da Ana Paula com certeza iria ADORAR usar o banquinho colorido e a toalha bordada!

Então, se você é de Florianópolis ou região e está procurando uma ótima professora de piano, já sabe onde encontrar! A página de perfil da Ana Paula no Facebook é:

https://www.facebook.com/anapaula.sthiago?ref=br_rs

Mas se você já tem condições de investir em um espaço comercial alugado, hoje veremos o caso de dois colegas que montaram o que nos Estados Unidos ficou conhecido como Studio – um espaço que pode ser uma sala comercial ou uma parte da casa onde o professor particular de instrumento dá as suas aulas. Geralmente estamos falando de um cômodo só, mas pode ter uma saleta de espera para alunos e pais. Bem, sendo apenas um professor trabalhando em um único espaço não seria necessário a contratação de uma secretária. Obviamente existem alguns trâmites burocráticos como alvarás de funcionamento e impostos, bem como a criação de um cnpj, mas tudo isso pode ser esclarecido com uma visitinha no Sebrae para falar com um consultor. É de graça. Outra questão importante a se considerar além dos custos fixos e da papelada é escolher uma localização que seja próxima ao nicho de alunos que se deseja ensinar, seja em um bairro específico ou no centro da cidade.

imageA Mariana Nascimento, ex aluna da UFSM, recentemente montou um Studio para dar suas aulas de piano, que está localizado na Cidade de Santa Maria – RS. Ela fez uma página no Facebook para divulgar e eu fiquei ENCANTADA com o espaço! Ficou tão bonito, tão organizado, tão funcional! Se eu fosse um aluno e chegasse ali para ter uma aula experimental, qual seria minha primeira impressão? Bem, eu ficaria muito bem impressionada com o lugar e certamente pensaria que a qualidade do local deve se refletir também na qualidade da professora e das aulas!

Olhem só que gracinha:

Se você é de Santa Maria e Região e gostaria de ter aulas com a Mariana no seu lindo Studio, entre em contato através da sua página no Facebook! E se você é professor de música e está acompanhando os posts, aproveite para dar uma olhada no ótimo logo dela! 😉

https://www.facebook.com/mariananascimentopiano/

imageO outro exemplo que trago é de um colega também da UFSM, o  André Isaia, um SUPER professor de violino, que tem certificação SUZUKI. Ele já fez vários cursos em cidades do Brasil e no Exterior, tem experiência de longa data ensinando o instrumento e há alguns anos montou esse seu espaço super simpático para as aulas em Santa Maria – RS. Além de ter muito carisma e os alunos adorarem suas aulas, André, assim como a Mariana e a Ana Paula, começa a criar essa cultura do professor particular de instrumento que trabalha como autônomo e atende seus alunos num ambiente super profissional! Vejam as fotos:

 

Maravilhoso, não é mesmo?

Para ter informações sobre o André e as aulas de violino acesse o site:

http://metodosuzuki.com.br/

Bem! Sei que para muitos o sonho do Studio ainda está longe de ser possível. Acredite! Eu sei muito bem o que é isso, após tanto tempo indo na casa dos alunos ensinar! Mas a vida segue, e se a gente se esforça e as pessoas gostam do nosso trabalho, o dia de ter um espaço vai chegar! Então, vamos seguindo em frente e lutando por isso!

Um ótimo ensino a todos,

image

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s